terça-feira, 16 de julho de 2013

[ III Living Lab Íris D'Arga 2013 ] Design e Ativismo

O atelier Íris Darga acolheu mais um Living Lab, de 1 a 14 de julho de 2013, e contou com a participação de 6 alunos da Universidade de Aveiro. Nesta edição pretendia-se desenvolver um projeto que envolvesse as áreas do design, do craft e do ativismo social. Deu-se continuidade ao exercício realizado no 2º semestre, ao longo do qual os alunos ganharam competências no âmbito da intervenção criativa e da responsabilidade social do design.


Assim, durante as duas semanas, valorizou-se a interação com a realidade local e procurou-se obter conhecimento científico sobre o património natural e cultural associado ao Rio Minho e Coura. A visita ao Aquamuseu do Rio Minho, orientada pelo biólogo Carlos Antunes e a conversa com o Dr. Rui Esteves, Presidente da Junta de Covas, permitiram-nos compreender os impactos da intervenção humana no ambiente, dando origem ao conceito e argumentos do projeto.

Da residência resultaram então duas peças tridimensionais que simbolizam os equilíbrios ambientais e a intervenção humana, com um enfoque nos territórios hidrográficos do rio Minho e Coura.

A intenção é reavivar a consciência das pessoas para a necessidade de encontrar pontos de equilíbrio ambientais e perpetuá-los no tempo, valorizando o esforço e incentivando ações por parte da população que venham a contribuir para essa estabilidade.


A peça consiste num móbil com três elementos chave.
O seixo, artefacto de pesca; a truta, símbolo da biodiversidade dos rios, e o tronco, que representa a rede hidrográfica.
Na execução recorreu-se a materiais e técnicas locais, como o papier mâché.

Os artefactos são interativos e permitem contactos físicos e emocionais para a descoberta de como é frágil o “equilibrium”.


As peças são itinerantes, sendo que uma delas irá circular pela vila de Cerveira durante a Bienal e a outra pela aldeia de Covas. Cada uma será acolhida durante uma semana num estabelecimento ou espaço público local.

A ESG (Escola Superior Gallaecia) associou-se ao projeto fornecendo apoio multimédia do qual resultou o vídeo onde a Alexandra Valderrama registou todo o processo de trabalho.

O projeto contou também com a colaboração do Aquamuseu de Vila Nova de Cerveira e da Junta de Freguesia de Covas no intuito de fortalecer relações locais.
Equilibrium é um projeto paralelo à 17ª Bienal de Artes de Vila Nova de Cerveira.
O projeto revelou-se muito enriquecedor, principalmente por ter sido aplicado num contexto real, o que nos permitiu pôr em prática os conceitos e métodos estudados no curso. O facto de termos trabalhado na área do ativismo social fez-nos ter uma visão mais alargada do papel do design, explorando o seu carácter interventivo e social.
Os conhecimentos, o know-how e a experiência que o professor partilhou connosco foram fundamentais para apreendermos a metodologia inerente a um projeto de design e para desenvolvermos uma visão crítica sobre o nosso trabalho. Foi um projeto exigente e despertou o nosso sentido de responsabilidade e de pragmatismo.
Nestas duas semanas vivemos bons momentos, desde as refeições em conjunto, acompanhadas pelos relatos das viagens do Professor, aos banhos no tanque e na lagoa, passando por momentos caricatos como o passeio louco de jipe, a visita às minas e o salvamento da cadela.
Os alunos, Inês Seixas, Joana Ventura, João Neves, João Puig, Matilde Horta e Sara Martins.



www.irisdarga.blogspot.com
www.equilibrium.vimeo.com
www.esg.pt
www.jf-covas.com
www.aquamuseu.cm-vncerveira.pt
www.bienaldecerveira.pt/portal/page/portal/fbac/fundacaobienaldecerveira



Sem comentários:

Enviar um comentário