terça-feira, 4 de dezembro de 2012

III JORNADAS DE OURIVESARIA


Já está disponível para consulta a intervenção de João Nunes nas III Jornadas de Ourivesaria - Eco-Inovação e Ourivesaria, 29-11-2012,  no Porto, Casa da Música com o tema CRAFT+ DESIGN+ NATUREZA, Design com Responsabilidade Social.




A intervenção explora as mais valias das ligações entre o craft, que convoca as memórias, o saber fazer, o engenho e a tecnologia dos materiais. 
O design, ferramenta projectual que explora valores de uso, significados e a comunicação intrínseca dos artefactos e inclui metodologia no processo de desenvolvimento do projecto.
A natureza é de novo a inspiração e a ética, o conhecimento cientifico fundamental para um novo posicionamento dos artefactos produzidos pelo homem. 
Num exercício conjunto com a ourives Madalena Avellar e inspirada pela natureza desenhou-se uma peça que explora os novos suportes de comunicação, a realidade aumentada.
A concluir revisito as conclusões da comunicação CRIAR VALOR, o craf+ design na estratégia para um desenvolvimento sustentável, apresentadas na IBERIONA em 2011, uma síntese baseada no conhecimento da realidade portuguesa. 


Sem comentários:

Enviar um comentário